sábado, 24 de outubro de 2009

REDE DE PAIS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.


A Comissão da Rede de Pais e Mães das Escolas Públicas de Fortaleza participou no dia 20 deste, de uma audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia Lesgislativa,onde a senhora Verônica Rodrigêus,mãe de aluno, representante da SER III, sensibilizou os presentes na sua fala." Os pais de alunos da escola pública têm que se unirem em defesa de uma educação de qualidade para os nossos filhos.Os pais não aguentam mais essa situação de descaso e é por isso que estão se organizando para mudar o que está ai",disse: Verônica.

CARTA RESPOSTA AO ÍTEN IX DO PARECER DO SINDIUTE AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Rede de Pais e Mães de Alunos da Escola Pública de Fortaleza-Ce.
Endereço eletrônico: redepaisrd@hotmail.com
Blog: http://rededepaisemaes.blogspot.com
Fone p/contato: 87834213



Carta resposta ao item IX do parecer da assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Ceará- SINDIUTE - dirigida ao Ministério Público.


I- A rede de pais foi criada a partir dos conselhos escolares como mais um instrumento de apoio e controle social que vem a somar e não com o intuito de dividir ou criar inimizades entre professores e pais de alunos.

II- Pelo contrário, queremos ser solidários com a luta de todos aqueles que tiverem sendo prejudicados nos seus direitos, desde que essa luta não se caracterize como uma luta de interesses políticos internos do sindicato que representa a categoria. Não podemos admitir ou sermos coniventes quando esse “direito” tira o direito de outros que não tem nada a ver com a disputa interna de tal sindicato.

III- O mais correto seria encontrar uma saída pacifica, coerente, honesta e não com sentimento de radicalismo que só vem cada vez mais inflamar uma ferida que procura cicatrizar, mas se não encontrar o antítodo necessário nunca vamos ter uma Educação pública de qualidade.

IV- Na Educação, companheiros, todos estão no mesmo barco. Não existem lados. O lado é um só. Gestores, educadores, pais e alunos têm que estarem juntos porque não podemos compará-la como se fosse uma empresa onde os interesses do patrão se opõem aos do empregado.

V- Será que os professores teriam essa atitude egoísta se seus filhos estudassem na escola pública?

VI- Um movimento de organização se legitima a partir da união de várias pessoas que compartilham suas idéias e as colocas em prática, independente de ser registrada em cartório ou não. Pois o importante para se garantir o direito não se limita ao um pedaço de papel carimbado.

VII- Quanto à interrogação de exigirmos a eleição para diretores de escolas. Nós, pais, temos uma preocupação com relação a isso. O ideal seria eleger democraticamente se não houvesse, dentro das escolas, velhos vícios adquiridos de anos de administração coniventes com tais práticas. Quem já está no poder há anos convivendo com tais vícios, tem muita facilidade de manipular os eleitores e continuar no poder tirando assim a chance de outras pessoas, com outra visibilidade de gestão, para exercer a função.

VIII- Por isso, que preferimos atuar de forma pacifica, ordeira e com muita firmeza para defender o certo, doa a quem doer.

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola, na mão também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente”. (Paulo Freire)

Fortaleza, 18 de outubro de 2009.

domingo, 18 de outubro de 2009

Comissão da Rede de Pais representada nas 6 regionais


A Rede de Pais e Mães de Alunos das Escolas Públicas de Fortaleza-Ce é um MOVIMENTO organizado e criado a partir dos Conselhos Escolares Municipais e surge com o objetivo de incentivar os mesmos, como toda a sociedade civil organizada para que de forma mais concreta, acompanhar o processo educacional nas escolas públicas e fiscalizar suas ações, contribuindo para o desenvolvimento de um novo modelo de ensino que atenda nossos jovens, crianças e adolescentes em seu desenvolvimento como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres diante da sociedade.A rede tem comissões articuladas nas Regionais, I, II, III, IV, V e VI formadas por representantes das escolas independente ou não de ser conselheiro escolar.
Faça parte desta união.


Mande seu recado, sugestão para nosso,
Endereço eletrônico: redepaisrd@hotmail.com/rededepais@hotmail.com
Fone p/contato: 87834213

“O conhecimento é a única realidade que se multiplica quando é dividido”

CARTA ABERTA AOS PAIS E MÃES DA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA.

A REDE DE PAIS, movimento organizado pelos pais de alunos da rede de ensino público municipal, criada a partir dos Encontros dos Conselhos Escolares de Fortaleza surge com o objetivo de incentivar pais, mães e sociedade civil organizada para, de forma mais concreta, acompanhar o processo educacional nas escolas públicas e fiscalizar suas ações contribuindo para o desenvolvimento de um novo modelo de ensino que atenda nossos jovens, crianças e adolescentes em seu desenvolvimento, como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres diante da sociedade.
Com o objetivo de garantir o direito à educação de nossos filhos e filhas, A REDE DE PAIS vem através desta carta, alertar e esclarecer a todos e todas que a situação de greve dos professores vem prejudicando as nossas crianças e adolescentes, e colocando em risco o desenvolvimento educacional dos mesmos quando lhes nega o direito garantido de ter suas aulas. Entendemos que o direito de greve neste país é legítimo, constitucional e democrático, mas neste caso, está mais do que provado que essa greve é de natureza política partidário-ideológica e que tem um único e notório objetivo: o de tirar proveito próprio em benefício de grupos políticos partidários.
Nós, pais, jamais admitiremos que nossos filhos e filhas sejam prejudicados em detrimento de uma disputa de poder ou espaço dentro do sindicato que representa a categoria de professores.
Afirmamos, ainda, que não podemos entender que nossos educadores, onde consideramos uma classe de profissional muito mais consciente política e socialmente que qualquer outra categoria profissional, se preste a esse jogo sujo, desonesto e desumano para com essas crianças e adolescentes e conseqüentemente para uma sociedade historicamente desigual por conta de um sistema educacional que necessita urgentemente da ajuda e compreensão de todos e principalmente dos nossos educadores.

Fortaleza,30 de julho de 2009

Denuncie e informe-se: e-mail:redepaisrd@hotmail.com/rededepais@hotmail.com